Sigmund Freud (1856 - 1939)


Sigmund Freud (1856-1939)

Médico psiquiatra é o criador da psicanalise.

Das suas conceptualizações mais importantes destacam-se:

A Metapsicologia – 2ª Tópica Id-Super-Ego-Ego / Pulsões de vida, de morte, sexuais, autoconservação/ Tópico, Dinâmico, Económico/ Narcisismo/ Inconsciente/ Recalcamento/ Processo Primário/ Processo Secundário/ Principio da Realidade/ Principio do Prazer/ 1ª Tópica: Inconsciente-Pré-consciente-Consciente

A Teoria da Sexualidade Infantil/Humana

Neurose/Psicose

Da sua Vida, destaca-se:

Vienense, recebeu uma educação judaica. Sigi de alcunha, Shlomo Sigismund Freud, iniciou os seus estudos em 1873 e tinha predileção pelas teorias de Darwin. Por questões financeiras renunciou à carreira de investigador e tornou-se clínico. Casou com Martha Bernays em 1882 e foi a sua esposa até 1856, ano da sua morte. Estudou com Jean Martin Charcot, quando foi para Paris com uma bolsa de estudos em neurologia, interessando-se pela histeria.  Em Viena, abriu consultório privado e na clínica Steindlgass. Teve seis filhos: Mathilde, Martin, Oliver, Ernst, Sophie e Anna. Em consultório tratava em particular mulheres da alta burguesia vienense entendidas como doentes dos nervos.

Trabalhou com o colega Josef Breuer quando abandou o método de Charcot a hipnose e aos poucos inventou a associação livre e a “psico-analise”. A partir da sua correspondência com William Fliess, Sigmund Freud, ensaiou as suas maiores invenções e a psicanalise. Implementou com um grupo de colegas entre os quais Otto Rank, Paul Federn, Sandor Ferenczi e Karl Abraham a psicanalise enquanto método de tratamento, tendo esta percorrido mundo e angariado adeptos de toda a parte. Anna Freud, professora primária e psicanalista, seguiu as pistas do pai e tornou-me como tarefa a publicação de inúmeras obras deste. Sigmund Freud Fundou a primeira sociedade de psicanalise e o ritual de conferências e encontro de investigadores de todo o mundo. É uma personalidade intemporal que criou uma ciência.

Das suas obras e artigos, destaca-se:

Projeto para uma Psicologia Científica (1895),

Estudos Sobre a Histeria (1897),

A Interpretação dos Sonhos (1900),

A Psicopatologia da Vida Quotidiana (1901),

Os chistes e a sua relação com o inconsciente (1905),

Três Ensaios sobre a Teoria da Sexualidade (1905);

Cinco Lições de Psicanalise (1905 - 1918),

Leonardo Da Vinci e uma Recordação da sua Infância (1910),

Totem e Tabu, (1912-1913),

Uma Introdução ao Narcisismo (1914)

Luto e Melancolia (1917)

Para além do Principio do Prazer (1920),

Psicologia das Massas e Análise do Ego (1921),

O Ego e o Id (1923),

A questão da Análise Leiga (1926),

O Futuro de uma Ilusão, (1927),

O Mal-Estar na Cultura, (1930),

Moisés e o Monoteísmo (1939),

Sem comentários:

Enviar um comentário