Peter Blos (1904 -1997)



  • Peter Blos (1904 - 1997)
 
Peter Blos, psicanalista de crianças e adolescentes, estudou educação na Universidade de Heidelberg.  Fez doutoramento em biologia pela Universidade de Viena. Teve dois filhos Mitch e Lille Mor, 4 netos e 3 bisnetos.
Do seu percurso pela psicanalise, destaca-se o conhecimento forte que travou com Anna Freud em 1920 que convidou Peter Blos para ser tutor dos quatro filhos da sua amiga Dorothy Burlingham, em Viena. Este aceitou e levou consigo o colega da adolescência e amigo de seu nome Erik Homberger – (mais conhecido mais tarde como Erik Erickson) -. Os dois construíram um ensino para crianças com princípios da psicanalise.
Peter Blos foi Diretor da Escola Hietzing Shule, a primeira escola no mundo a adotar a psicanalise como teoria na educação. Erik Erickson foi analisado por Anna Freud e tornou-se também ele psicanalista. Peter Blos foi analisado entre 1931 e 1933 por Salomé Isakower. Em 1933 mudou-se para os Estados Unidos e foi professor na Universidade de Harvard a par do seu colega e amigo Erik Erikson.
Deu continuidade à sua formação em psicanalise já em Nova Iorque, tornando-se numa das maiores referências em Adolescência. 
Publicou em 1961 a obra “Na Adolescência”. Em 1967, publicou outro livro de grande importância para o estudo da adolescência – “O Segundo Processo de Individuação da Adolescência”. Deste livro, destaca-se o 2º processo de separação-individuação na adolescência que defendeu e argumentou em diversos artigos e serve hoje de referência psicológica para outros autores e alunos de psicologia e outras áreas. Das suas obras descobrem-se influências teóricas fortes tais como as de Sigmund Freud (1856 – 1939) e Margaret Mahler (1897 – 1985).



Sem comentários:

Enviar um comentário