Alfred Binet (1857 - 1911)


Alfred Binet foi um psicólogo francês que ficou conhecido pelas suas escalas de inteligência. Nasceu em Nice – França -. Licenciou-se em direito, pela Universidade de Nice em 1878, aos 21 anos, mas identificando-se com a psicologia, voltou a estudar, desta vez ciências pela Universidade de Sorbonne, em Paris.

Em 1883 aceitou um convite de Jean –Martin Charcot (1825 – 1893) para trabalhar no Hospital de la Salpêtrière. Trabalhou como psicólogo experimental e foi diretor associado ao lado de Jean-Martin Charcot até este falecer.

Depois do seu casamento com Edouard-Gérard Balbiani e do nascimento das suas duas filhas, Alfred Binet interessou-se pela inteligência e a aprendizagem. Em 1891, nomearam-no diretor adjunto do laboratório de psicologia experimental de Sobornne, do qual também chegou a diretor.

Um dos aspetos mais notáveis de Alfred Binet foram os estudos sobre a inteligência das crianças. Aderiu ao governo francês para assim conseguir conduzir os seus estudos, medindo o quoeficiente mental de inúmeras crianças francesas. Com Theodore Simon, esboçou um sistema para o Teste de QI, que identificava as forças mentais e as capacidades das crianças, individualmente e por comparação com crianças da mesma idade. Esta escala foi chamada de Escala de Inteligência de Binet-Simon. Alfred Binet e Theodore Simon foram a fonte de inspiração para o na altura aluno Jean Piaget (1896 – 1980)

O seu importante trabalho sobre a inteligência levou-o à fama e ao recolher de muitos prémios de grande prestígio tais como aquele atribuído pela academia francesa de Ciências Morais e Politicas ou o Premio Worth Prize Money. Foi reconhecido por todos os seus pares e tido como membro pela sociedade francesa de biologia em reconhecimento do seu trabalho notável no campo da psicobiologia. Mesmo depois da sua morte em 1911, aos 54 anos, Alfred Binet continuou a receber honras entre elas a mudança de nome da Société libre pour l’etude psychologique de l’enfance, que depois da sua morte ficou conhecida como Société Alfred Binet.

Sem comentários:

Enviar um comentário